segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Cruzeiro em fevereiro de 2009 - Ilhabela

Diário de Bordo do dia 09 de fevereiro


Segunda-feira


Logo pela manhã, depois de um final de semana inteiro em preparação para zarpar, recebi a visita do Vavá e do Adailton que queriam se certificar que estava tudo ok com o concerto do turbo do motor de BE. Fizemos um pequeno passeio pelo canal e pareceu tudo dentro da conformidade.

Assim, deixei nossos visitantes no pier do Pier XV e nos despedímos, com uma sequência de buzinadas que foram correspondidas com acenos pelos que estavam no pier e pelos demais marinheiros na rampa...que lindo, quase chorei. Fiquei imagiando quando for fazer um cruzeiro de um ano...


- "Delta 45 é a Rei dos Reis!";

- Rei dos Reis bom dia, canal 74:

- Canal 74 - subindo;

- Delta 45 é a Rei dos Reis, deixando Pier XV com destino à Ilhabela, Ilha Anchieta e Parati-mirim. Comandante da embarcação Capitão Gutemberg, Marinheiro Ricardo e um passageiro. Previsão de retorno para sábado, 14, por volta do meio dia;

- Rei dos Reis confirmado, boa viagem, mar calmo com vento suave de NE, ondas de 60 cm a 70 cm. Um bom passeio a todos.


Dentro de nosso planejamento, passaríamos para reabastecer, completando os tanques no Vindomar e tomaríamos o azimute para Ilhabela, nossa primeira escala e primeira perna da viagem. Próximo do posto nossa primeira surpresa: o posto estava fechado. Fomos pouco a frente e o posto da Nacionais não tinha diesel. Nos entreolhamos e começamos a rir. Nossa viagem ia ficar comprometida a míseros 3 Km de navegação.


De repente o Ricardo falou que viu um dos abastecedores da Vindomar no posto, retornamos devagarzinho para não pagar muito mico, mas era verdade. Ufa!!! a viagem estava salva. Abastecemos até o talo.


Nosso GPS da embarcação, não sei por que cargas d'água decidiu fazer greve e se desligou e não consegui mais fazê-lo funcionar, mas como tenho sempre mais um, não havia problemas.

Rumamos para a saída do canal e à cada embarcação que passávamos dava vontade de gritar que iríamos nos aventurar pelos mares do sul (calma, nem tanto, só um pouquinho). Tive até a impressão que uma moça que passava pela balsa nos acenou com um olhar de saudades...


Na saída do canal vi que o mar de fato estava muito tranquilo e decidido a colocar em prática os ensinamentos de nosso professro Fábio Reis, comecei a navegar pela bússula e pela carta náutica. Tirei a coordenada e o azimute e com a calunga que tinha feito na noite anterior, joguei 110° de proa e prossegui. O pior que poderia acontecer seria atropelar o Montão de Trigo - pensei, uma vez que não havia grande distância de visibilidade. Mas o professor é muito bom e o aluno nem tanto, mas dá suas cacetadas. Passamos ao largo do Montão e ajustei o azimute e assim chegamos à Ilhabela, no saco da Capela, nas bóias do Almir - Base Mirella. Como não toinha ninguém na base, pegamos a que nos melhor pareceu e amarramos nosso cabo de proa. Rapidinho o Ricardo conseguiu liberar a água e lavamos o barco e reabastecemos nosso tanque de água doce.


A primeira perna da viagem estava cumprida sem maiores incidentes.


Já pelas 17:30 hs fomos sentar na proa e recebemos a visita ilustre de uma tartaruga comedora de algas.


Naquela paz e quietude de uma segunda-feira marvilhosa de sol, fomos ficando por ali, conversando amenidades e fazendo planos para o dia seguinte (mal sabiam eles que já estava tudo planejado por mim, claro!)


Fomos nos deitar já bem tarde. Eu apenas depois de me certificar que estava tudo certo e de checar novamente a carta com a derrota traçada. Medi e fiz de novo a calunga, ok!

Fui deitar e fiquei pensativo por algumas horas. Agradeci muito a Deus aquela oportunidade de estar ali e senti muita falta da Rita. Ela sempre tem alguma coisa para falçar na hora que vamos nos deitar...rs.

O barulho da maré no casco é hipnotizador. O Gutinho ia longe no sono e o Ricardo ainda se mexia na beliche. Descobri depois que ele nunca tinha viajado assim e já sentia saudades da casa (especificamente, como comprovei depois, de sua cama).



Boa navegação à todos!

Capitão Amador Gutemberg
Comandante da embarcação Rei dos Reis

2 comentários:

  1. A grande maioria das pessoas sonham,
    Outros aceitam o que acontece e poucos correm atras e realizam aquilo que querem....

    Parabens, por correm atras de seus sonhos e tornar eles realidade....

    Todos somos capazes.. Temos apenas que acreditar em nós mesmos... Isto você já mostrou que sabe....

    Que as Ilhas do Caribe que te aguardem...


    Forte Abraço


    Gabriel Carrara

    ResponderExcluir
  2. Aguardo vcs dois para um passeio em breve. Bj

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e continue navegando conosco!