quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Oleg Belly

Diário de Bordo em 06 de outubro de 2016

Dia 20 de maio deste ano (2016) perdemos o grande navegador Oleg Belly, sob o comando e cuidados de quem naveguei até a Península Antártica.

Foto 01: Oleg Belly preparando o tradicional SAN NICOLAI servido antes da travessia do Drake. Port Gable. Canal de Beagle.
 Fonte: álbum pessoal do autor

Na ocasião (2011), pretendendo impressionar o Comandante, comprei em Ushuaia um Blue Label antes de embarcar e o entreguei com toda cerimônia dizendo dos 21 anos em que essa maravilhosa bebida fica destilando pelas terras escocesas até chegar em nossos copos.

Oleg guardou a bebida agradecido e disse que quando chegássemos no continente Antártico, em nossas ancoragens , beberíamos um bom gole juntos, todos os dias. Isso bastou para me animar. Tradição da Royal Navy aos seus marinheiros, em troca de uma boa faina, um bom copo de scotch.

Aproximávamos de Decepcion Island, nossa porta de entrada no Círculo Polar Antártico, o Comandante deu ordens ao seu Imediato (e filho) Igor Belly, que pegasse uma pedra de gelo no mar, já um bom sinal de nossa proximidade do Continente Branco e Igor assim o fez, colocando a pedra de gelo em um balde no convés.

Chegada a hora de nosso importante compromisso, já ancorados em segurança em Telephone Bay, dentro de Deception Island, ele me serviu uma boa dose do famoso e antiquíssimo Blue Label, pedindo no entanto que Igor quebrasse o gelo pego ao mar, e servindo um bom whisky on the rocks.
Foto 02: seabergs espalhados pelo mar.
 Fonte: álbum pessoal do autor

 Foto 03: Kotic ancorado em Telephone Bay.
Fonte: álbum pessoal do autor 

O momento não poderia ser mais especial. Antártica, a bordo do emblemático Kotic, na presença do famosíssimo Comandante Oleg Belly, prestes a desfrutar de toda gentileza de um Blue Label, com 21 anos de idade!!!!! e ainda on the rocks...uau!!!!!

Whisky nas mãos, Oleg pede para que eu preste atenção no estalar que vinha da pequena de pedra de gelo imersa no Blue Label, fragmento de, um dia, um imponente "iceberg". Encostei os ouvidos junto ao copo (aqueles de requeijão) e ele me perguntou: -----"quantos anos tem esse whisky, Guta?? 'Respondi ainda orgulhoso, tentando disfarçar o desapontamento de experimentar pela primeira vez um Blue em um copo de requeijão (risos)
-----"21 anos Oleg!!". Ao que ele me falou: 
-----"está ouvindo essa bolhas de ar? Estão presas ai a milhares de anos..." engolindo de uma só vez a dose do já não mais tão excelente whisky.... 

Bom, assim era Oleg! Sua pátria se chamava MUNDO. O conheceu como poucos. Admirava cada detalhe da natureza e desfrutava desses momentos como se nunca houvesse ido à Antártica. Eu ficava impressionado em ver sua empolgação com uma baleia surgida na proa do veleiro, uma orca que com nós cruzou em rumos inversos no Estreito de Gerlach e assim por diante... isso era importante para ele. O simples.... 

O que era uma bebida com 21 anos de destilação se o gelo em que ela estava possui o ar de milhares de anos?? 

O autor do Blog do Avoante, Capitão Nelson (sim, temos o nosso!!) escreveu o seguinte sobre o falecimento do grande Oleg Belly.

"O homem do mar deixa pegadas sobre os oceanos que jamais se apagarão”. Oleg Belly, lendário e mitológico velejador, desembarcou do veleiro Kotik para traçar rotas nos oceanos celestiais. Oleg faleceu sexta-feira, 20/05/2016, vítima de câncer. O velejador deixa um legado maravilhoso para a vela de cruzeiro, principalmente para quem pretenda navegar pelo oceano austral. A bordo do Kotik, um veleiro fantástico, ele foi inúmeras vezes a Antártida e era um especialista na travessia do estreito de Drake, um dos mares mais amuados do planeta. Conheci Oleg em Natal/RN no final dos anos 90, quando de minha iniciação no mundo náutico. Ele navegava ao largo da costa do Rio Grande do Norte em direção aos EUA, quando decidiu alterar o rumo e adentrar em Natal para rever e abraçar o velejador Zeca Martino, veleiro Borandá. Ao se aproximar do Iate Clube do Natal, ele, a esposa Sophia e um dos filhos estavam no convés e olhavam para o clube, quando o saudoso marinheiro Galego, que estava fazendo manutenção no alto do mastro de um veleiro no píer do clube, deu o alarme que o KotiK estava pegando fogo e a tripulação não havia notado. Foi um corre corre geral. Naquela época existia uma balsa que fazia a travessia dos automóveis entre a zona leste e norte da cidade do Natal e por sorte existia uma base do corpo de bombeiros em um terminal da Petrobras, nas proximidades do porto. O clube acionou os bombeiros e uma das balsas ficou a espera do caminhão para apagar o incêndio do Kotik, tudo numa rapidez espantosa. O interior do veleiro queimou quase que por inteiro e a única vítima foi o gato de estimação de bordo que morreu queimado. O fogo foi causado por um curto-circuito no motor elétrico que suspende a quilha do veleiro. O Kotic teve que permanecer em Natal por vários meses e Oleg refez pessoalmente todo o interior do barco. A imagem que ilustra essa portagem foi retirada do blog Capitão Gutemberg, onde o autor conta relato de uma viagem feita a bordo do Kotic para a Antártida." 
Fonte: https://diariodoavoante.wordpress.com/tag/oleg-belly/

Uma bela homenagem do autor Capitão Nelson (visite o Blog Diário do Avoante)

Escolhi uma outra foto para me despedir de Oleg...uma que me marcou entre tantas que tirei, a dele ao leme do Kotic! Olhar atento a tudo e todos, pensamento absorto, no comando do que era mais que um veleiro, era sua casa, num mar tranquilo, entre tantos tempestuosos que cruzou, indo...simplesmente indo!

Foto 04: Oleg Belly comandando o Kotic na Antártica..
Fonte: álbum pessoal do autor

Bons Ventos Oleg Belly em sua jornada derradeira!

Boa navegação a todos! 
Capitão Gutemberg. 
Comandante da Embarcação MS Tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e continue navegando conosco!