Imagem 10: Saco do Céu na Ilha Grande. Passamos nossa segunda noite ai. Lugar maravilhoso. Não deve ser preterido em seus passeios. Em noites claras, as estrelas refletem nas águas tranquilas do Saco, dando seu nome.
Imagem 11: Ilha da Cotia. Dormimos três noites ai. Um paraíso. Não há insetos, a água é parada e quente, critalina, abrigada, perto de um monte de opções. Gostamos demais desse lugar. Realizei um sonho indo até ai.
Imagem 12: Cidade de Paraty. Águas de grandes navegadores. Outro sonho realizado ao ir até lá navegando. Chegamos navegando, ancoramos e desembarcamos para compras na cidade Velha. Lindo. Estão restaurando diversos casarões e estão ficando lindos. Ali sempre se vê navegadores de outros países em passagem. Dessa vez havia um veleiro espanhol, outro frances e um barco de Campinas...rs.
Imagem 13: Saco do Mamanguá em Paraty, pertinho da Ilha da Cotia. Considerado o fiorde brasileiro, graças a seu aspecto de um grade canal encravado entre montanhas, como os famosos fiordes noruegueses. Possue 8 Km de extensão por quase 2 Km de largura. Possue muitas pedras e sua profundidade varia bastante, principalmente na parte final. Veja o local onde demos a volta. Ali a profundidade era de 2,10 m. Outro sonho realizado. Vale a pena conhecer. Lindo! mas fique atento ao GPS e a sonda...
Imagem 14: Saco da Capela - Pindá em Ilhabela. Paramos para um pernoite já na volta. Pernoitamos ai de quinta para sexta. Propicia uma caminhada até a Vila de ILhabela onde há inúmeras opções de restaurantes, compras, cafés e livrarias. Neste momento estão reformando o Cais turístico para a temporada de cruzeiros, que começa em dezembro.Imagem 15: Esse é o Saco do Eustáquio. Última noite de nosso cruzeiro foi aqui. Lindo, mas prepare-se. É a maior concentração de borrachudos por metro quadrado do planeta. Arrego!!! Fomos recepcionados e despedidos por uma comissão enorme deles. Muito bonito, mas não é qualquer repelente que resolve. Sabemos que Ilhabela é conhecida por seus borrachudos, mas na parte do Canal está milhares de vezes melhor do que anos atrás. Em compensação aí... parte do problema está na sujeira que se acumula. Precisam construir um incinerador para queimar os lixos eliminando criadoros.
Imagem 16: De noite é assim. Só com o radar. Aqui estamos no Saco das Palmas, em Ilha Anchieta. A noite no mar é fascinante e demonstra a loucura ou valentia dos primeiros navegantes. Absoluta escuridão. Você perde completamente as referências, inclusive do mar. Só mesmo com o GPS, para te mostrar por onde está navegando e o radar para evitar encontros indesejados.
Mas que é apaixonante, isso é... até mais e,
Boa navegação à todos!
Capitão Gutemberg
Comandante da Embarcação
Muito bom hein! Viagem muito boa Pai.
ResponderExcluirNa proxima quero estar junto!
Bjs
Muitooo showwwww Tio, que gostoso curtir estas imagens, minha mente contrói os cenários paradisíacos deste passeio...
ResponderExcluirMuito obrigado por compartilhar este passeio com sua sobrinha Môni.
Parabéns à vocês merecidademente!!!!
Abraços e bjo ao tio e Tia!!!