segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Grupo de Escoteiros do Mar

Diário de Bordo em 15 de agosto de 2011.

Bom, como alguns sabem, estou me aposentando e acostumado que estou a comandar e dar ordens (rs) vou precisar de uma tropa para manter meus desejos saciados após minha passagem para a reserva... só a Rita não vai dar...

Assim - brincadeiras a parte, estou planejando a criação de um Grupo de Escoteiros da modalidade Mar, e a princípio vinculado à Igreja de Cristo no São Bernardo (Campinas/SP).


Bandeira dos Escoteiros do Mar do Brasil. Ela é colocada na embarcação a serviço dos escoteiros do Mar. A Odyssey irá ganhar uma, claro!

Já dei alguns passos e fiz contato com a UEB (União dos Escoteiros do Brasil), entidade que congrega oficialmente os Grupos de Escoteiros no Brasil, Região São Paulo e estou analisando toda a documentação necessária e os passos para colocar em prática esse projeto.


Símbolo Mundial do Escotismo
Bom, para quem não sabe fui escoteiro por mais de 12 anos no Grupo de Escoteiros Craós, do Círculo Militar de Campinas, agremiação que ainda existe.


Será um Grupo de Escoteiros do Mar, então já pode-se prever ai muita diversão e atividades para os jovens.

Símbolo dos Escoteiros do Mar do Brasil
Vamos inciar conforme a UEB orienta, ou seja, com um pequeno grupo de jovens para que após a investidura, solenidade onde os escoteiros fazem sua promessa e recebem seus lenços representativos do Grupo, para depois expandir adequando todas as providências.





Nessa empreitada estou contato com o apoio de meu irmão Mattos que está vibrando com o idéia.

Na Igreja demos o primeiro passo que foi publicar no Jornalzinho interno uma matéria sobre o assunto. Já apareceram voluntários. As crianças são assim mesmo, elas vibram com aventuras e o escotismo é uma forma de mostrar a criação de Deus através de sua criação, a natureza.


Temos muitos planos que serão mais adequadamente trabalhados após o dia 25 de agosto (Dia do Soldado) quando terei meu último serviço na Polícia Militar. Após ficarão os compromissos com a Origem e CCI e Deus continuando a abençoar tudo, teremos tempo para esse ministério.



Tem sido bom o tempo de pesquisa que estou procurando realizar para me atualizar sobre tudo.



Falei com a Vicky, nossa irmã residente nos EUA e ela me mandou um link sobre um movimento que há nas Igrejas de Cristo por lá que incentiva e apoia as comunidades a montarem Grupos de Escoteiros pelo que podem agregar às congregações, pois o Escotismo é uma filosofia de ensino voltada a prática de atividades ao ar livre.


Quer melhor que isso?

Então tá, vá acompanhando por aqui e por enquanto...

Boa navegação a todos!

Capitão Gutemberg.





Comandante da Embarcação Odyssey.