sexta-feira, 21 de maio de 2010

Projeto Antártida 2011 - Agora vai!!!

Diário de Bordo em 21 de maio de 2010

Projeto Antártida.

Recebi e-mail recente do Comandante Oleg, via meu amigão Rafa, dando a saber que ele irá realizar a última viagem para a Antártida agora em janeiro de 2011. Depois ele irá subir ao Pólo Norte onde permanecerá por alguns anos. Ele deseja conhecer bem o Ártico, como conhece o Pólo Sul.

Acho que se cansou de ver pinguins e quer ver Ursos Brancos.

Você sabe por que ursos polares não comem pinguins?

Bom, isso adianta muito meus planos. Como todos sabem meus cálculos eram de realizar a expedição apenas em Janeiro de 2012, haja vista minha aposentadoria. Agora terei que adiantar tudo.

O primeiro passo já foi feito. Já consegui os dias necessários na corporação, agora tenho que correr atrás dos demais preparativos, que são muitos.

Só para ter uma idéia. Terei que ir até Ushuaia - Argentina de avião, de onde retornarei do mesmo modo. A data de saída do Kotic é em 22 de Janeiro. Preciso então de no mínimo uma semana de antecedência para a ida, para encaixar o vôo com a data.

Terei que correr para comprar alguns equipamentos essenciais, como roupas de baixo para frio (ceroulas e etc), meiões de lã, óculos de proteção, outro cartão de memórias para minha máquina fotográfica (outro de 8 M, pois não vou conseguir baixar as imagens no lap), comprar uma filmadora digital com cartões suficientes, abrigo externo (barraca - vou acampar no continente antártico), saco de dormir adequado ao frio de lá (creio que um capaz de aguentar -10 °C dê, pois será verão), pequeno lampião a gás com fogareirozinho (será que dá para levar isso no avião??) lanternas, lenços úmidos para higiene, etc, etc, etc, materiais de anotação, cartas náuticas de lá, arrumar meu GPS e comprar pilhas e mais pilhas, não posso esquecer do Meclin 50ml, pois vamos de veleiro a uma velocidade média de 8 Kn...não vai ser brincadeira.

Bom, a viagem está marcada para iniciar no dia 22 de janeiro com retorno em 19 de fevereiro. Um total de 29 dias, dos quais uns oito de travessia ida e volta o que sobre mais ou menos 20 a 21 dias de Antártida...

Não posso nem pensar que a adrenalina escorre pelo sangue... :)

O Oleg me respondeu a um e-mail onde perguntei sobre acampar no continente dizendo que tudo bem quanto a acampar e até há a possibilidade de dormir num abrigo abandonado.

Penso em fazer uns patchs sobre a expedição. Pedi autorização ao Oleg e estou aguardando resposta.

Mas antes de tudo isso, terei que arrumar a verba para a expedição. Vou correr atrás de patrocínio e provavelmente irei vender meu carro. Tenho certeza de que valerá a pena o investimento. Carro a gente compra outro, mas a Antártida tem sido castigada com rigor pela humanidade e não sei até quando irão permitir viagens até lá, então...

Quem quiser comprar um Honda New Civic ano 2008 EXS maravilhoso, favor entrar em contato comigo, e agora urgente...

Bom, em breve terei mais assuntos sobre o planejamento da viagem, que agora terá que andar a galope.

Até lá...

Oppsss: ia me esquecendo. Ursos polares não comem pinguins por que os ursos moram no Pólo Norte e os pinguins no Pólo Sul...boa essa!


Boa navegação à todos!

Capitão Gutemberg
Comandante da Embarcação Odyssey