terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Projeto "2011 - Rumo ao Pólo Sul"

Diário de Bordo em 15 de dezembro de 2009

Provavelmente daqui a dois anos estarei com o estômago virando de ansiedade. Vão faltar poucos dias para o início de minha expedição ao Pólo Sul - o continente gelado.

Tenho visto algumas matérias em jornais e vejo com preocupação os resultados do aquecimento global. Seria bom o pessoal que está reunido agora em Copenhague fizessem algo mais do que conversar. Temo que até a data prevista de meu projeto haja alguma manifestação mundial proibindo visitas à Antártida, como se as poucos almas que lá conseguem chegar fizessem algum tipo de estrago.

Temos que lembrar que as pessoas que para lá vão, são em sua essência defensores da natureza. Ao menos apreciadores da natureza, que desejam e se esforçam em respeitar as leis de proteção. Pode ser que haja em alguns casos abusos de algumas nações com seu pessoal de pesquisa que estariam realizando experiências indevidas, mas até ai são apenas boatos.

Outro dia recebi um e-mail (que não consegui comprovar) de uma misteriosa entrada numa montanha que na verdade teria sido feita por mãos humanas. Os autores teriam sido nazistas, adeptos de Hitler, que durante a 2ª GGM teria ido até lá para desenvolver projetos ultra-secretos...sei lá...espero não encontrar com nenhum deles por aquelas bandas. Vou em paz e na paz.

Tenho certo de que patrocinarei minha expedição, mas em breve estarei conversando com algumas empresas e amigos para oferecer testes de equipamentos pequenos (antenas, localizadores, sinalizadores, comidas energéticas, roupas especiais, abrigos, equipamentos de proteção e afins) em troca de parte de minhas despesas.

Calculo algo em torno de US$ 15.000 a US$ 20.000 de custos totais, entre ida até o Uruguai, pagamento para a viagem propriamente dita e retorno, passando pela compra dos equipamentos especiais de frio. Preciso comprar um saco de dormir térmico que resista fácil até -10C (a temperatura por lá estará entre -2°C a +4°C, por que é verão!), roupas especiais, meias - aliás fui em uma loja de materiais desportivos aqui de Campinas e fiquei congelado ao ver o preço de um par de meias para esportes frios - R$ 70,00!! Acho que vou ter que apelar para umas velhinhas que tenho em casa. estão meia rasgadas, mas são bem mais baratinhas...

Estou começando a ficar preocupado com o cardápio no KOTIC. O problema é que o Oleg e sua esposa estão a muitos anos no mar e devem comer quase que absolutamente peixe. Até ai suportável, mas a hora que entrar na área do sushi e sashimi a coisa vai complicar. Tenho tentando me familiarizar com o prato, mas está difícil. Já perguntei ao Rafão o que se come lá, mas ele está me enrolando...sei que vinho tem de boa qualidade. Pelo que consta, a esposa do capitão é herdeira de uma vinícola na França, donde é natural, e recebe alguns exemplares todo ano. O porão do KOTIC vai muito bem recheado de exemplares dessa bebida.

Não sei se terei que levar alguns complementos alimentares por conta disso, mesmo por que não sei se poderia cozinhá-los. Que acha de uns 100 pacotinhos dos milagrosos e deliciosos miojos??? Aliás li estes dias que a marca fez 50 anos no Brasil. Parabéns!! Já salvou muitas vidas desesperadas nos finais de semana e nas madrugadas... os escoteiros que o digam..rs.

Rafão falou que a Sophie faz carne de carneiro. Eles saem do Uruguai com os dois carneiros (já mortos e limpos, claro) amarrados do lado de fora do barco, que na verdade é uma imensa geladeira, e durante a viagem ela sobe ao convés e corta um pedaço congelado da carne para algum prato. Carne de carneiro...onde fica a churrascaria mais próxima??? Preciso conhecer essa carne. Tenho boas referências, mas também as tenho de peixe cru... na mesma.

Bom, as dificuldades são muitas. Quem imagina que ir a um lugar desolado e longínquo necessita apenas de aptidão para longas travessias pode ver que não é bem assim. As dificuldades começam muito antes na fase de planejamento, adaptação à temperatura e alimentar, conhecimentos e pesquisas sobre a área onde se pretende visitar e etc.

Bom, por hoje é isso...

Boa navegação à todos!

Capitão Gutemberg
Comandante da Embarcação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário e continue navegando conosco!