segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Homenagem ao nosso Imediato

Diário de Bordo em 16 de Novembro de 2009

Sinto a necessidade de prestar uma singela homenagem ao nosso Imediato, pela presteza, dedicação e lealdade conosco e com o carinho com que trata a embarcação.

Alex na Ilha do Catimbau.

O Imediato nos conduzindo com segurança pelas águas de Angra. Sempre atento.

Aqui ele está de olho no Capitão!


No Saco do Céu, conversando um pouco e esperando a hora do merecido desconto.

Na Marina Piratas, para reabastecimento de gêneros e combustível.



Nosso passeio foi sem dúvidas inesquecível e boa parte disso deve-se a preparação esmerada da embarcação. Essa preparação é feita ao longo do tempo que antecede a viagem, o cruzeiro. É a dedicação pessoal do profissional que conta.

O Alex é de fato um Imediato, ou seja, aquele que pode e deve tomar as decisões na ausência do Capitão. Ele cponhece a embarcação de proa a popa. Reconhece todos os ruídos, vibrações, e particularidades do barco.

Ser o Imediato de um barco é o sinônimo de ser o Mestre da embarcação, ou seja, é quase mais dono do barco do que o proprietário, e por vezes tem mais ciúmes dele do que o próprio dono. É aquele que fica chateado quando algo não sai bem e se alegra com o sucesso de um passeio. Sorri quando sente a embarcação deslizar suave pelas ondas.

O Alex até hoje tem se mostrado essa pessoal, por isso a deferência de chamá-lo de Imediato e não apenas de marinheiro do barco, ainda que isso também seja uma deferência è esses profissionais.

Obrigado Alex pela dedicação demonstrada até os dias de hoje. Obrigado pela segurança em nosso cruzeiro e pela prontidão em realizar suas tarefas cada vez com mais eficiência.

Roteiro do cruzeiro:

Saída: Dia 07 de novembro - 14:00 horas
Local: Canal de Bertioga

Saímos com destino a Ilhabela, mas tendo em vista o bom tempo e as condições favoráveis do mar, decidimos pular esse ponto de parada e estender essa perna até Ilha Anchieta, onde pernoitamos no Saco das Palmas

Saída: Dia 08 de novembro - 07:30 horas
Local: Saco dasa Palmas

Fomos até o Saco da Ribeira para reabastecimento de combustível e água e rumamos para Angra. Segimos direto para a Marina Piratas para reabastecer o barco com combustível, água e alimentos e prosseguimos para o Saco do Céu, em Ilha Grande.

Saída: Dia 09 de novembro - 07:00 horas
Local: Saco do Céu - Ilha Grande

Atravessamos a enseada de Angra - Paraty e seguimops direto para a Ilha da Cotia, onde ancoramos

Saída: Dia 10 de novembro - 07:00 horas
Local: Ilha da Cotia - Paraty

Fomos passear em Paraty e aproveitamos para reabastecer no Posto Imperial, ancoramos na baía de Paraty e descemos para compras na cidade antiga. Depois retornamos até a Ilha da Cotia, mas antes paramos na Ilha do Catimbau para almoço.

Saída: Dia 11 de novembro - 08:00 horas
Local: Ilha da Cotia - Paraty

Saímos com destino ao Saco do Mamanguá, onde chegamos bem no fundo, onde o calado nos permitiu. Na volta paramos numa pequena enseada para um churrasco. Mergulhamos e a tarde voltamos para a Ilha da Cotia.

Saída: Dia 12 de novembro - 06:30 horas
Local: ILha da Cotia

Começamos nossa viagem de volta. Saímos com tempo bom e quente, mas pegamos um aguaceiro na região de Ilha Anchieta que serviu para lavar o barco. Reabastecemos em Saco da Ribeira e iríamos voltar ao Saco das Palmas para pernoite, mas decidimos, igualmente pelo ótimo tempo e mar, irmos até a Ilhabela, compensar um pernoite pulado no primeiro dia. Assim, atracamos por volta das 10:00 horas no Saco da Capela. Fomos à vila para compras e passarmos a tarde na revistaria que lá existe, tomando um cafezinho e desfrutando do ar-condicionado, tão importante no calor que fazia.

Saída: Dia 13 de novembro - 07:00 horas
Local: Saco da Capela - Ilhabela

Saímos voltando pela ponta norte do canal e fomos até o Saco do Eustáquio. Chegamos bem cedinho e conseguimos uma bóia do João, pesacdor do local que explora o bar na praia. Passamos o dia e tivemos uma excelente SEXTA-FEIRA 13. A única coisa que nos assustou foi o valor do nosso almoço que ultrapassou os valores de Angra!! A noite entrou um vento de NE e balançou um pouco a embarcação, mas nada que assustasse.

Saída: Dia 14 de novembro - 07:30 horas
Local: Saco do Eustáquio

Embaixo de um ataque insandecido de muriçocas, pernilongos, mutucas e borrachudos, deixamos o Eustáquio para trás e seguimos sentido Canal de Bertioga.
Chegamos em casa por volta das 10:30 horas, sãos e salvos, Graças à Deus.

Encerrou-se assim nosso cruzeiro, o primeiro neste estilo. Gostamos!

Quem quiser saber mais detalhes, comete nossos artigos.

Um grande abraço e...

Boa navegação à todos!

Capitão Gutemberg
Comandante da Embarcação Odyssey