segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Homenagem ao nosso Imediato

Diário de Bordo em 16 de Novembro de 2009

Sinto a necessidade de prestar uma singela homenagem ao nosso Imediato, pela presteza, dedicação e lealdade conosco e com o carinho com que trata a embarcação.

Alex na Ilha do Catimbau.

O Imediato nos conduzindo com segurança pelas águas de Angra. Sempre atento.

Aqui ele está de olho no Capitão!


No Saco do Céu, conversando um pouco e esperando a hora do merecido desconto.

Na Marina Piratas, para reabastecimento de gêneros e combustível.



Nosso passeio foi sem dúvidas inesquecível e boa parte disso deve-se a preparação esmerada da embarcação. Essa preparação é feita ao longo do tempo que antecede a viagem, o cruzeiro. É a dedicação pessoal do profissional que conta.

O Alex é de fato um Imediato, ou seja, aquele que pode e deve tomar as decisões na ausência do Capitão. Ele cponhece a embarcação de proa a popa. Reconhece todos os ruídos, vibrações, e particularidades do barco.

Ser o Imediato de um barco é o sinônimo de ser o Mestre da embarcação, ou seja, é quase mais dono do barco do que o proprietário, e por vezes tem mais ciúmes dele do que o próprio dono. É aquele que fica chateado quando algo não sai bem e se alegra com o sucesso de um passeio. Sorri quando sente a embarcação deslizar suave pelas ondas.

O Alex até hoje tem se mostrado essa pessoal, por isso a deferência de chamá-lo de Imediato e não apenas de marinheiro do barco, ainda que isso também seja uma deferência è esses profissionais.

Obrigado Alex pela dedicação demonstrada até os dias de hoje. Obrigado pela segurança em nosso cruzeiro e pela prontidão em realizar suas tarefas cada vez com mais eficiência.

Roteiro do cruzeiro:

Saída: Dia 07 de novembro - 14:00 horas
Local: Canal de Bertioga

Saímos com destino a Ilhabela, mas tendo em vista o bom tempo e as condições favoráveis do mar, decidimos pular esse ponto de parada e estender essa perna até Ilha Anchieta, onde pernoitamos no Saco das Palmas

Saída: Dia 08 de novembro - 07:30 horas
Local: Saco dasa Palmas

Fomos até o Saco da Ribeira para reabastecimento de combustível e água e rumamos para Angra. Segimos direto para a Marina Piratas para reabastecer o barco com combustível, água e alimentos e prosseguimos para o Saco do Céu, em Ilha Grande.

Saída: Dia 09 de novembro - 07:00 horas
Local: Saco do Céu - Ilha Grande

Atravessamos a enseada de Angra - Paraty e seguimops direto para a Ilha da Cotia, onde ancoramos

Saída: Dia 10 de novembro - 07:00 horas
Local: Ilha da Cotia - Paraty

Fomos passear em Paraty e aproveitamos para reabastecer no Posto Imperial, ancoramos na baía de Paraty e descemos para compras na cidade antiga. Depois retornamos até a Ilha da Cotia, mas antes paramos na Ilha do Catimbau para almoço.

Saída: Dia 11 de novembro - 08:00 horas
Local: Ilha da Cotia - Paraty

Saímos com destino ao Saco do Mamanguá, onde chegamos bem no fundo, onde o calado nos permitiu. Na volta paramos numa pequena enseada para um churrasco. Mergulhamos e a tarde voltamos para a Ilha da Cotia.

Saída: Dia 12 de novembro - 06:30 horas
Local: ILha da Cotia

Começamos nossa viagem de volta. Saímos com tempo bom e quente, mas pegamos um aguaceiro na região de Ilha Anchieta que serviu para lavar o barco. Reabastecemos em Saco da Ribeira e iríamos voltar ao Saco das Palmas para pernoite, mas decidimos, igualmente pelo ótimo tempo e mar, irmos até a Ilhabela, compensar um pernoite pulado no primeiro dia. Assim, atracamos por volta das 10:00 horas no Saco da Capela. Fomos à vila para compras e passarmos a tarde na revistaria que lá existe, tomando um cafezinho e desfrutando do ar-condicionado, tão importante no calor que fazia.

Saída: Dia 13 de novembro - 07:00 horas
Local: Saco da Capela - Ilhabela

Saímos voltando pela ponta norte do canal e fomos até o Saco do Eustáquio. Chegamos bem cedinho e conseguimos uma bóia do João, pesacdor do local que explora o bar na praia. Passamos o dia e tivemos uma excelente SEXTA-FEIRA 13. A única coisa que nos assustou foi o valor do nosso almoço que ultrapassou os valores de Angra!! A noite entrou um vento de NE e balançou um pouco a embarcação, mas nada que assustasse.

Saída: Dia 14 de novembro - 07:30 horas
Local: Saco do Eustáquio

Embaixo de um ataque insandecido de muriçocas, pernilongos, mutucas e borrachudos, deixamos o Eustáquio para trás e seguimos sentido Canal de Bertioga.
Chegamos em casa por volta das 10:30 horas, sãos e salvos, Graças à Deus.

Encerrou-se assim nosso cruzeiro, o primeiro neste estilo. Gostamos!

Quem quiser saber mais detalhes, comete nossos artigos.

Um grande abraço e...

Boa navegação à todos!

Capitão Gutemberg
Comandante da Embarcação Odyssey

4 comentários:

  1. MARINHEIRO.ALEX@HOTMAIL.COM16 de novembro de 2009 às 22:34

    DESCE JEITO AS LAGRIMAS CAI OBRIGADO PELA HOMENAGEM

    ResponderExcluir
  2. O que de melhor poderia ter vindo junto com o barco foi o Alex. Conheçe o que faz e faz com profissionalismo.

    Merecidos elogios.

    ResponderExcluir
  3. EITA....isso sim é viagem em grande estilo...a ilha do catimbau que me aguarde e tb quero uma paradinha no tal shoppinho em angra...coisa básicaaaaaaaaaaaaa...fascinante estar no oceano quer seja no canal ou atracado em alguma ilha paradisiaca dessas que temos...rs...tio formidável..emocionante....bjo

    ALEX....me aguarde pois vou descer da proxima vez com 1 kg de kiwi, mel e sake....uhuuuuuu


    KARINA

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e continue navegando conosco!