Depois de algum tempo tomando chuva no litoral, decidimos descer neste feriado. A previsão meteorológica indicava tempo bom, mas vocês sabem como é. Nem sempre acerta, mesmopor que o tempo é complicado e altamente volátil. Basta alguma frente mudar de direção de última hora que tudo muda do céu para o inferno.
Pois bem, tivemos a honra de recebermos em nosso barco a família da patrícia, namorada do João Pedro. Foram, além dela o pai, Luciano, a mãe, Elaine e a irmã, Aline.
Foi também minha sobrinha Camila, que só tinha andado de barco conosco pelo canal.
De cara pernoitamos no barco de sexta para sábado (30 -31Out), para podermos sair bem cedo da marina com proa para ILHABELA. Portanto, as 07:30 hs, liguei os motores, soltei as amarras esaímos. Metade do pessoal ainda estava dormindo. Na verdade muito mais que a metade. Só estávamos eu, o Alex, nosso Imediato e o Luciano. Todos os demais estavam dormindo.
"Delta 45 é a embarcação ODYSSEY chamando. - Na escuta ODYSSEY, suba para 69. - Bom dia a senhora e a todos que nos ouvem. Embarcação ODYSSEY com destino a ILHABELA onde permanecerá até segunda-feira, 2 de novembro. A bordo o Comandante é o Capitão Gutemberg, Imediato Marinheiro Alex e sete passageiros. - Por gentileza OSYSSEY retorne com a previsão do retorno. - Segunda-feira por volta das 17:00 hs. - Um bom passeio a todos a bordo. QAP pelo canal 68"
Saímos pelo canal de Bertioga numa média de 7 Kn até a boca no Forte de São João. Ali subimos para a velocidade de cruzeiro, com média de 17,5 Kn, com 2.500 rpm.
O vento vinha de LESTE, portanto tomamos alguns respingos na cara. O barco "levantava" a água e o vento "cortava" num sincronismo de dar inveja oa técnico Bernardinho. Diminui a velocidade quando nossos passageiros reclamaram do banho involuntário e fomos a 13 Kn até para cima de MONTÃO DE TRIGO.
Passamos por dentro de TOQUE TOQUE e adentramos no canal pelo lado continental. Breve paradinha em GUAECÁ BRAVA apenas para os pais da PATRÍCIA conhecerem o local onde ela tomou o maior caldo de sua vida. O GUTINHO conta essa oportunamente.
Passamos pela ILHA DE CABRAS pelo través de boreste, e seguimos para a BASE MIRELA, no SACO DA CAPELA.
Ancorados, liberei os passageiros para irem à terra, para o primeiro passeio, banho de mar, banho de sol, volei, cerveja, batidas, salgadinhos e etc. O Imediato de imediato lavou a embarcação para tirar o excesso de sal que havia.
A noite informei aos demais nossos planos para o dia seguinte - domingo, 01Nov - que era seguirmos até a ILHA ANCHIETA para churrasquearmos na PRAIA DO SUL. Unanimidade.
Novamente as 07:30 hs (parece fixação mas não é!) levantamos ancora e seguimos pelo canal, direção NORTE e aproamos para ILHA ANCHIETA. O mar novamente estava meio crespo, ainda que o tempo prometesse um bom dia.
Chegamos na PRAIA DO SUL por volta das 09:00 hs e já havia outra OCEANIC 32. Logo que ancoramos chegou outras duas iguais. Ficamos em quatro OCEANIC 32 e 36 na praia. Por volta das 11:00 hs já haviam 29 barcos de todos os tipos de tamanho. Ai a tripulação entendeu por que das 07:30 hs como horário de saída.
Fizemos um churrasco embaixo de um enorme CHAPÉU DE PRAIA, que nos dava uma sombra muito boa.
Por volta das 15:30 hs levantamos ancora com destino ao SACO DA RIBEIRA, para reabastecimento, e de lá saímos bem preguiçosamente para ILHABELA onde pernoitaríamos novamente no SACO DA CAPELA.
Chegamos em nosso destino por volta das 18:00 hs, por que o reabastecimento demorou. O posto estava tendo problemas com as bombas e a fila era grande, além de uma 78 pés que estava enchendo SÓ meio tanque: 3.000 litros.
A noite fomos jantar e dormimos por volta das 22:00 horas. Antes passei os planos para o dia seguinte - segunda, 02Nov - que era sairmos cedo (07:30, lógico!!!) e descermos com destino à BERTIOGA mas parando NAS ILHAS para passarmos o dia e churrasquearmos, de novo!
Unanimidade novamente. Gente fácil de se agradar.
Saímos um pouco mais tarde que o previsto - 08:00 hs - e seguimos costeando para os passageiros irem conhecendo as demais ilhas pelo caminho. Digno de nota as condições climáticas. As 08:00 hs estávamos já com quase 26° C e um mar de Almirante. Liso como uma piscina. Velocidade média de 18 Kn e logo estávamos por lá. Entrei por trás da ILHA DO GATO para impressioná-los quando fizesse a curva e dessem de cara com a prais paradisíaca.
De fato foi quase. O pessoal dorme com uma facilidade enorme, mas fiz questão de acordar todo mundo para verem o espetáculo.
Chegamos e havia uma única embarcação e logo já chegavam a 46!
Passamos o dia por ali e por volta das 16:00 hs levantamos âncora e seguimos com destino CANAL DE BERTIOGA.
Demandamos a MARINA TCHABUM por volta das 17:30 hs, pois passamos pelo SACO DO INDAIÁ apenas para eles verem.
"-Delta 45 é a embarcação ODYSSEY. - Na escuta ODYSSEU, canal 69. - Prossiga ODYSSEY. - Positivo Delta 45, embarcação ODYSSEY retornando de ILHABELA, demandando Marina Tchabum. - Bom retorno ODYSSEY, e bom descanso a todos".
Descanso? Caramba, agora iríamos enfrentar um trânsito danado pela frente, mas o que vale são as boas intenções. - "Obrigado Delta 45, em QAP pelo 68".
Creio que todos gostaram muito do passeio. Eu particularmente adorei o sol e o mar, como sempre.
Abaixo algumas fotos do passeio para vocês se deliciarem a distância.
O Capitão e seu Imediato.
As Ilhas
Luciano e Elaine
Luciano, Elaine, Aline, Patrícia e João Pedro
Pátria Amada Brasil!!!!!
oi capitão adorei o seu comentario fico muito adimirado com a sua inteligencia fico muito orgulhoso de ser seu imediato juntos vamos atravessar o atlantico um abraço de seu imediato marinheiro alex
ResponderExcluirO que mais gosto em você é sua expectativa e fé de que ainda vamos chegar numa 61 para atravessarmos o mar. Atravessar eu não prometo, mas que vamos passar de onde você conhece hoje, isso é fato.
ResponderExcluirObrigado pela amizade e carinho.
Abraços.