segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Expedição Antartida

Diário de bordo em 26 de outubro de 2009.



Acabei de me comunicar com o Rafael e pedi à ele os contatos do Oleg. Preciso ir fechando os contatos com ele para garantir minha expedição á Antartida, que está convergindo para Janeiro de 2012.



Meus planos são bastante simples:



Parto do pressuposto que o Oleg permite aos seus passageiros grande liberdade de ação durante a viagem, MENOS mexer em qualquer coisa no barco. Isso ele guarda, como bom Capitão, para si, mas quando no continente gelado, ele dá a liberdade, após as orientações pertinentes, aos expedicionários de caminharem até pontos de concentração de focas, colônias de pinguins e etc.



Minha meta será acampar por ao menos três dias e noites no continente, provando um pouquinho da experiência dos grandes descobridores.



Para isso estou me programando e pesquisando (e ai entram a boa vontade de todos que lêem este blog de sugerirem cuidados e macetes) dicas para uma melhor estadia e sobre equipamentos a levar. Temos que considerar que estaremos no verão antártico e portanto a temperatura não será lá aquele desafio. Algo em torno dos 0º C de dia e algo em torno dos - 8ºC a noite.



Como o veleiro Kotic permanece por vezes semanas parado na penísula Antártica para os prazeres dos expedicionários, pretendo me afastar um pouco dele e ficar por ali. Acampar, cozinhar, beber aguá degelada, empregar alguns equipamentos de medição, que quero levar para testes desses equipamentos, enfim, avaliar alguns equipamentos e produtos em tempreaturas abaixo de zero, mas na Antártida, e não em geladeiras frigoríficas, com são os testes.


Outra meta é fazer fotos de tudo que ver, para montar um belo álbum aqui mesmo neste blog, criando um diário dessa expedição, desde a saída até meu retorno, que calculo em 40 dias.



As fotos servirão, além de ornamento em meu escritório na chácara e fazer os (futuro distante)netos orgulhosos, montar apresentações em escolas públicas, com o intuito de mostrar às crianças que todos podemos coisas que imaginamos impossíveis, mesmo estudando em escolas públicas, como eu. Basta se dedicarem e agarrarem as oportunidades, mas acima de tudo, crer nesse Deus maravilhoso que está ao alcance de todos e colocá-lo como Senhor de suas vidas .



Farei uma lista de produtos que poderei testar durante a expedição, como forma de patrocínio, mas não será importante o patrocínio, pois financiarei minha expedição com recursos próprios.



Considerando minha especialização em Adminsitração, poderei avaliar métodos específicos da Administração em condições de sobrevivência em ambiente hostil, como Gestão de Riscos, preparação deste projeto dentro dos preceitos estipulados pelo PMI, uso de ferramentas de Gestão do Tempo, de Gestão de Materiais, medição de capacidades técnicas e etc.



Bom, por enquanto é isso...



Boa navegação à todos!

Capitão Gutemberg
Comandante das embarcações Rei dos Reis e Odyssey.

2 comentários:

  1. Puxa Gut!!!! parece bem desafiador. Adoro essas aventuras bem pensadas e organizadas. Serve ter a bordo uma aspirante a artista??? Que pode, além de fazer alguns registros interessantes, se inspirar para algumas obras artísticas???Também um relato de cores, profundidade, solidão, silêncio, matizes, traços, enfimmm elementos ligados as artes.....Se tem idéia de valores, e de quantos podem se aventurar, nos comunique.
    Vamos lá!!!!!!!!Pretendemos estar juntos nesta.......
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKK...até que gostaria de ver...não, não...nesssa vou sozinho, por que o risco fica menor (ao menos para mim)...kkkkk

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário e continue navegando conosco!