terça-feira, 19 de outubro de 2010

Expedição para Antártica 2011

Diário de Bordo em 19 de outubro de 2010.



Estamos em pleno preparativos para a expedição à Antártica.



Em meio a tanta confusão, parte patrocinada pelos argentinos, tivemos que montar de fato um expedição, como já mencionei anteriormente e o Oleg me pediu para ser o chefe da expedição. Claro que por toda experiência que isso pode propiciar, aceitei o convite.

Decorrente disso, gerou uma série de responsabilidades e compromissos. A primeira coisa foi preencher um formulário que se chama Anexo III - formulário de Autorização de Serviços de Turismo na Antártica. Esse documento implica em dar condições para o Ministério do Meio Ambiente de avaliar se haverá algum tipo de impacto ambiental nas atividades descritas pela expedição.

Depois do Ministério do Meio Ambiente (MMA) será remetido para o Ministério do Turismo para as análises competentes.

Bom, para preencher o formulário, o Oleg conseguiu uma cópia com o Amyr Klink e me enviou. São mais de oito páginas de perguntas de todo tipo. O Oleg foi ajudando no que diz respeito as características do barco e locais e tudo o mais que podia.

Preenchia o formulário e ia mandando aos poucos para ele, que não gosta muito de ler e-mails. Então ficava esperando o retorno para corrigir e continuar na faina de preencher mais partes e assim foi o processo. Quase um mês para conseguirmos fechar o formato correto. Nisso também colaborou a Maristela que fará parte da expedição e é fotógrafa profissional. Aliás, boa parte do grupo é formado por profissionais dessa área. O tema da expedição não poderia ser outro. Registrar através da fotografia os impactos no último continente.

Bom, depois de ter conseguido fechar o formulário, preparei um Plano de Contingências prevendo todas as medidas que serão necessárias em algumas situações operacionais, como tempestade, perda de comunicação, extravio da rota e etc. Tudo de novo. Manda para o Oleg e ele fazendo suas críticas, as mais ácidas e etc, rsrsrs.

Depois de tudo resolvido, encaminhei um e-mail ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) para saber o que tinha que fazer, para quem mandar e etc. Tudo depois de uma pesquisa enorme na internet, pois não é muito claro o caminho.

Graças a Deus achei uma pessoa que retornou o e-mail que mandei no 'fale conosco' deles. A moça me retornou dando o caminho e uma cópia do mesmo formulário que já tinha pronto. Melhor assim.

Mandei dois e-mails para essa moça para saber se tinha recebido e se havia alguma providência necessária.

Hoje recebi a resposta de que recebeu o formulário e que estão analisando e passando a frente para as demais providências. Fiquei feliz com a notícia. Corri mandar um e-mail para o Oleg, atualizando-o das boas novas.

Vamos ver agora. Parece que a coisa voltou a funcionar.

Então, por enquanto...




Boa navegação a todos!

Capitão Gutemberg.

Comandante da Embarcação Odyssey.