Diário de Bordo em 21 de julho de 2010
Primeira blogada com 47 anos!
Estou ficando ansioso com a viagem para a Antártida. Tenho tido, como se era de esperar, alguns desencontros.
Minha solicitação de autorização em meu serviço retornou, por que ainda está muto longe a viagem, só que tem que ser com no mínimo um mês de antecedência, para que o departamento pessoal possa verificar se estou na previsão de férias no período desejado. Bom, essa relação só vai para São Paulo no mês de dezembro, ai já terá dado um mês. Corro o risco então de ficar fora do prazo.
Confuso? Imagina...
Por outro lado tenho algumas pendências na empresa que estão por correr e me corroem bastante, intensificando a ansiedade, já minha amiga e confidente, rs.
Bom, com relação ao cronograma da viagem, já realizei o primeiro pagamento para o Oleg e vamos continuando com os preparativos, não na viagem que eu gostaria, mas vamos indo. Preciso fazer um contato urgente com o João Batista (JB) que já viajou com o Oleg para pegar algumas dicas. Ele também é de Campinas.
No último dia 9 houve a comemoração do Dia do Soldado Constitucionalista ou da Revolução Constitucionalista e fui até lá prestigiar nossos guerreiros - os poucos que ainda vivem vivem, pois os que já morreram vivem em nossas homenagens.
Encontrei velhos amigos do movimento escoteiro por lá. O Betão (José Roberto Silva), Chefe Adriano de nosso Grupo Escoteiro do coração e que levarei comigo, através de nosso lenço, Grupo Escoteiro Kraós - 135. O movimento ainda está firme e aumentaram muito os números dos grupos em Campinas. Em minha época de atividade - há uma regra que diz que uma vez escoteiro, sempre escoteiro - eramos apenas dois grupos, o Kraós, no Círculo Militar e o Dom Bosco, no Colégio São José, cujo Chefe era o Jean Deck (creio que a grafia seja essa). Nós éramos comandados pelo lendário Chefe Zé.
Fiquei muito feliz conversando com o Chefe Adriano que me disse que ele ainda está vivo, hoje com 92 anos.
O movimento escoteiro, fundado pelo general britânico, depois nomeado Sir por causa do sucesso do movimento, Robert Stepheson Smith Baden Powell ou simplesmente Baden Powell.
Foto 01: Sir Baden PowellFoto 02: escoteiro em ação. A atividade coletiva aprimora a capacidade social e o civismo. Foto 03: A principal tarefa dos escoteiro é a de se familiarizar com a arte mateira, ou seja, a de construir mediante meios de fortuna suas pioneirias, que são obras com os mais diversos objetivos. Podem ser cozinhas, camas, barracas e abrigos, pontes e neste caso contruiram uma roda gigante!
Foto 04: Um dos sinais de identificação entre os escoteiros é seu aperto de mãos. ele é feito com a mão esquerda e entrelaçando o dedo mínimo (dedinho). Isso inciou-se quando baden Powell ainda era oficial do exército inglês e fez um acordo com um chefe tribal. Esse lhe estendeu a mão esquerda (a que protege o coração com o escudo) mostrando sinceridade e de coração aberto ou desprotegido.
Ser escoteiro foi uma grande oportunidade que tive em minha adolescência e juventude e que vem me ajudando por toda minha vida.
Foto 05: O símbolo do movimento escoteiro é a Flor de Lis. Suas três pontas simbolizam a Promessa escoteira que é seu Sistema de Valores e Princípios: Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e a minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e cumprir a Lei dos Escoteiros".
Ser escoteiro foi uma grande oportunidade que tive em minha adolescência e juventude e que vem me ajudando por toda minha vida.
Quer ouvir uma fala de meu chefe que nunca mias esqueci? Pois bem, nossa reunião de escoteiros começava todos os sábados as 08:00 hs. Como o escotismo tem suas origens na Inglaterra, meu Chefe Sidnei dizi sempre assim a todos pela manhã:
Oito horas são oito horas! 07:59 Hs não são 08:00 hs e muito menos 08:01 hs são 08:00 hs!
Eu me lembro que me divertia muito com isso, mas também me recordo de ter dito isso a muitos de meus subordinados em minha vida militar...rs
Pois bem, o Projeto Antártida voce acha que saiu de onde esse desejo sincero pela boa aventura?
OK, quando tiver comprado meus materiais vou colocando aqui parar todos acompanharem.
Abraços e por enquanto... Sempre Alerta!!! ... e,
Boa navegação a todos!
Capitão Gutemberg.
Comandante da Embarcação Odyssey.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário e continue navegando conosco!