quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Roteiro da Viagem no Google Earth

Diário de Bordo em 18 de novembro de 2009


Hoje finalmente consegui terminar a medição do roteiro que realizamos. Percorremos exatas 371,96 MN (Milhas Náuticas) e 688,88 Km em sete dias com um total aproximado de 25 h 20 m, com um consumo de 1.735,81 litros de diesel o que custou aproximadamente R$ 600,00/dia em combustível.


Impressiona!


Abaixo as imagens do GoogleEarth:


Imagem 01: Marina TCHABUM. É ponto de início e fim de toda nossa jornada. Fica no Canal de Bertioga na Ilha de Santo Amaro, onde está a cidade de Guarujá.
Imagem 02: Canal de Bertioga. Nesse canal navega-se aproximadamente 8 Km da Marina Tchabum até sua boca, onde fica o Forte São João.

Imagem 03: Foz do Canal de Bertioga. Saíndo para o mar. Em sua margem esquerda (BB) fica o Forte São João. Historidores o declaram o mais antigo do Brasil. Dali saíram as caravelas que foram fundar a cidade do Rio de Janeiro. Hoje, aberto a visitação, abriga um museu muito interessante, que vale a pena ser visitado.

Imagem 04: Ilha Montão de Trigo. Fica a 2/3 do caminho até Ilhabela e é imperdível em um cruzeiro. Em sua parte interna abriga uma pequena vila de pescadores, que habitam dentro de um pequeníssimo bosque de coqueiros e árvores nativas, que lhes servem de abrigo contra o vento e o sol.

Imagem 05: Ilha Toque-toque Grande. Fica na entrada Sul do Canal de São Sebastião - Ilhabela. Em seu lado externo fica um farol. É sempre significativo passarmos por ele. Na ida porque estamos chegando a bela Ilhabela e na volta por que saímos de águas abrigadas a caminho de casa.

Imagem 06: Ponta Norte de Ilhabela. A caminho de Ilha Anchieta e de um sonho. Um dia irei passar ali a caminho do Caribe.

Imagem 07: Ilha Anchieta a direita e a esquerda o Saco da Ribeira. As inúmeras passadas da rota por lá deve-se ao fato de ser local de abastecimento e abrigo. Dormimos a primeira noite no Saco das Palmas, bem próximo do antigo presídio.

Imagem 08: Famosa, temida, respeitada e linda Ponta da Joatinga. Entramos no Estado do RJ. Considerado o Cabo Horn brasileiro, até a Marinha orienta contorná-lo a distância em casos de mar crespo. Ali se contrapõem duas correntes que agravadas pelo vento chocam as ondas contra as rochas da Joatinga, criando um refluxo de maré que faz crescer a ondas e impacta a estabilidade das embarcações criando riscos de naufrágios. Estórias e histórias existem aos montes.
Imagem 09: Cidade de Angra dos Reis. Especificamente a Marina Piratas. Reabastecemos ai.


Imagem 10: Saco do Céu na Ilha Grande. Passamos nossa segunda noite ai. Lugar maravilhoso. Não deve ser preterido em seus passeios. Em noites claras, as estrelas refletem nas águas tranquilas do Saco, dando seu nome.


Imagem 11: Ilha da Cotia. Dormimos três noites ai. Um paraíso. Não há insetos, a água é parada e quente, critalina, abrigada, perto de um monte de opções. Gostamos demais desse lugar. Realizei um sonho indo até ai.


Imagem 12: Cidade de Paraty. Águas de grandes navegadores. Outro sonho realizado ao ir até lá navegando. Chegamos navegando, ancoramos e desembarcamos para compras na cidade Velha. Lindo. Estão restaurando diversos casarões e estão ficando lindos. Ali sempre se vê navegadores de outros países em passagem. Dessa vez havia um veleiro espanhol, outro frances e um barco de Campinas...rs.

Imagem 13: Saco do Mamanguá em Paraty, pertinho da Ilha da Cotia. Considerado o fiorde brasileiro, graças a seu aspecto de um grade canal encravado entre montanhas, como os famosos fiordes noruegueses. Possue 8 Km de extensão por quase 2 Km de largura. Possue muitas pedras e sua profundidade varia bastante, principalmente na parte final. Veja o local onde demos a volta. Ali a profundidade era de 2,10 m. Outro sonho realizado. Vale a pena conhecer. Lindo! mas fique atento ao GPS e a sonda...

Imagem 14: Saco da Capela - Pindá em Ilhabela. Paramos para um pernoite já na volta. Pernoitamos ai de quinta para sexta. Propicia uma caminhada até a Vila de ILhabela onde há inúmeras opções de restaurantes, compras, cafés e livrarias. Neste momento estão reformando o Cais turístico para a temporada de cruzeiros, que começa em dezembro.

Imagem 15: Esse é o Saco do Eustáquio. Última noite de nosso cruzeiro foi aqui. Lindo, mas prepare-se. É a maior concentração de borrachudos por metro quadrado do planeta. Arrego!!! Fomos recepcionados e despedidos por uma comissão enorme deles. Muito bonito, mas não é qualquer repelente que resolve. Sabemos que Ilhabela é conhecida por seus borrachudos, mas na parte do Canal está milhares de vezes melhor do que anos atrás. Em compensação aí... parte do problema está na sujeira que se acumula. Precisam construir um incinerador para queimar os lixos eliminando criadoros.




Imagem 16: De noite é assim. Só com o radar. Aqui estamos no Saco das Palmas, em Ilha Anchieta. A noite no mar é fascinante e demonstra a loucura ou valentia dos primeiros navegantes. Absoluta escuridão. Você perde completamente as referências, inclusive do mar. Só mesmo com o GPS, para te mostrar por onde está navegando e o radar para evitar encontros indesejados.

Mas que é apaixonante, isso é... até mais e,


Boa navegação à todos!

Capitão Gutemberg
Comandante da Embarcação

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Homenagem ao nosso Imediato

Diário de Bordo em 16 de Novembro de 2009

Sinto a necessidade de prestar uma singela homenagem ao nosso Imediato, pela presteza, dedicação e lealdade conosco e com o carinho com que trata a embarcação.

Alex na Ilha do Catimbau.

O Imediato nos conduzindo com segurança pelas águas de Angra. Sempre atento.

Aqui ele está de olho no Capitão!


No Saco do Céu, conversando um pouco e esperando a hora do merecido desconto.

Na Marina Piratas, para reabastecimento de gêneros e combustível.



Nosso passeio foi sem dúvidas inesquecível e boa parte disso deve-se a preparação esmerada da embarcação. Essa preparação é feita ao longo do tempo que antecede a viagem, o cruzeiro. É a dedicação pessoal do profissional que conta.

O Alex é de fato um Imediato, ou seja, aquele que pode e deve tomar as decisões na ausência do Capitão. Ele cponhece a embarcação de proa a popa. Reconhece todos os ruídos, vibrações, e particularidades do barco.

Ser o Imediato de um barco é o sinônimo de ser o Mestre da embarcação, ou seja, é quase mais dono do barco do que o proprietário, e por vezes tem mais ciúmes dele do que o próprio dono. É aquele que fica chateado quando algo não sai bem e se alegra com o sucesso de um passeio. Sorri quando sente a embarcação deslizar suave pelas ondas.

O Alex até hoje tem se mostrado essa pessoal, por isso a deferência de chamá-lo de Imediato e não apenas de marinheiro do barco, ainda que isso também seja uma deferência è esses profissionais.

Obrigado Alex pela dedicação demonstrada até os dias de hoje. Obrigado pela segurança em nosso cruzeiro e pela prontidão em realizar suas tarefas cada vez com mais eficiência.

Roteiro do cruzeiro:

Saída: Dia 07 de novembro - 14:00 horas
Local: Canal de Bertioga

Saímos com destino a Ilhabela, mas tendo em vista o bom tempo e as condições favoráveis do mar, decidimos pular esse ponto de parada e estender essa perna até Ilha Anchieta, onde pernoitamos no Saco das Palmas

Saída: Dia 08 de novembro - 07:30 horas
Local: Saco dasa Palmas

Fomos até o Saco da Ribeira para reabastecimento de combustível e água e rumamos para Angra. Segimos direto para a Marina Piratas para reabastecer o barco com combustível, água e alimentos e prosseguimos para o Saco do Céu, em Ilha Grande.

Saída: Dia 09 de novembro - 07:00 horas
Local: Saco do Céu - Ilha Grande

Atravessamos a enseada de Angra - Paraty e seguimops direto para a Ilha da Cotia, onde ancoramos

Saída: Dia 10 de novembro - 07:00 horas
Local: Ilha da Cotia - Paraty

Fomos passear em Paraty e aproveitamos para reabastecer no Posto Imperial, ancoramos na baía de Paraty e descemos para compras na cidade antiga. Depois retornamos até a Ilha da Cotia, mas antes paramos na Ilha do Catimbau para almoço.

Saída: Dia 11 de novembro - 08:00 horas
Local: Ilha da Cotia - Paraty

Saímos com destino ao Saco do Mamanguá, onde chegamos bem no fundo, onde o calado nos permitiu. Na volta paramos numa pequena enseada para um churrasco. Mergulhamos e a tarde voltamos para a Ilha da Cotia.

Saída: Dia 12 de novembro - 06:30 horas
Local: ILha da Cotia

Começamos nossa viagem de volta. Saímos com tempo bom e quente, mas pegamos um aguaceiro na região de Ilha Anchieta que serviu para lavar o barco. Reabastecemos em Saco da Ribeira e iríamos voltar ao Saco das Palmas para pernoite, mas decidimos, igualmente pelo ótimo tempo e mar, irmos até a Ilhabela, compensar um pernoite pulado no primeiro dia. Assim, atracamos por volta das 10:00 horas no Saco da Capela. Fomos à vila para compras e passarmos a tarde na revistaria que lá existe, tomando um cafezinho e desfrutando do ar-condicionado, tão importante no calor que fazia.

Saída: Dia 13 de novembro - 07:00 horas
Local: Saco da Capela - Ilhabela

Saímos voltando pela ponta norte do canal e fomos até o Saco do Eustáquio. Chegamos bem cedinho e conseguimos uma bóia do João, pesacdor do local que explora o bar na praia. Passamos o dia e tivemos uma excelente SEXTA-FEIRA 13. A única coisa que nos assustou foi o valor do nosso almoço que ultrapassou os valores de Angra!! A noite entrou um vento de NE e balançou um pouco a embarcação, mas nada que assustasse.

Saída: Dia 14 de novembro - 07:30 horas
Local: Saco do Eustáquio

Embaixo de um ataque insandecido de muriçocas, pernilongos, mutucas e borrachudos, deixamos o Eustáquio para trás e seguimos sentido Canal de Bertioga.
Chegamos em casa por volta das 10:30 horas, sãos e salvos, Graças à Deus.

Encerrou-se assim nosso cruzeiro, o primeiro neste estilo. Gostamos!

Quem quiser saber mais detalhes, comete nossos artigos.

Um grande abraço e...

Boa navegação à todos!

Capitão Gutemberg
Comandante da Embarcação Odyssey

domingo, 15 de novembro de 2009

Cruzeiro novembro de 2009

Diário de Bordo em 15 de novembro de 2009

Vamos a mais fotos:



3º Dia – Eis o Capitão! O quepe foi o pai quem deu, então como não usar?

3º Dia – Região de Paraty. Uma das inúmeras ilhas exitentes.
3º Dia – Angra é como a sereia das lendas. Linda, mas fatal. Muito tiveram a infelicidade de naufragar em suas águas, já em nossos tempos, no tempo dos GPS, Radares, ecobatímetros e cartas atualizadíssimas, mas infelizmente ainda alguns sofreram pela sua imprudência. Como pode ser visto na foto, sinalização não falta.

3º Dia - Um dos inúmeos parcéis que Angra separa para o incautos.

3º Dia - mas é lindo... pôr do sol em Angra.

4º Dia - Visão panorâmica de Paraty-mirim, com visão da igreja histórica que lá existe.

4º Dia - A Rita flutuando nas águas da Ilha da Cotia. A tempertura da água é sempre agradável o que nos permitiu nadar até bem tarde.

4º Dia - A prainha da ilha da Cotia.

4º Dia - Um presente do Imediato Alex.

4º Dia - A Odyssey nas águas da Ilha da Cotia. Ante-sala do paraíso.
Até mais e...

Boa navegação à todos!

Capitão Gutemberg
Comandante da Embarcação Odyssey

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Álbum de fotos Cruzeiro Novembro 2009

Diário de bordo em 12 de novembro de 2009

Estamos no sexto dia de cruzeiro e estamos de volta em Ilhabela, onde finalmente conseguimos acesso à internet e assim, vou escrever um pouco em nosso diário.

Vou começar colocando algumas fotos e comentando:
1º Dia - Montão de Trigo, a caminho de Ilhabela, que aparece ao fundo.


1º Dia - Visual do tempo em Ilha Anchieta



1º Dia - Ilha Anchieta no radar


1º Dia - Pôr do sol em Ilha Anchieta



1º Dia - a noite no Saco das Palmas - Ilha Anchieta - Mesmo a noite ou com apagão, ainda somos uma Nação - A Melhor deTodas - Brasil!!!!

2º Dia - Parque Estadual da Ilha Anchieta


2º Dia - ontem a noite desembarcamos na Ilha e quase morremos de susto com essa família de capivaras que ficam pastando em frente ao prédio do Parque.

2º Dia - acabamos de abastecer no Saco da Ribeira

2º Dia - Pensando em vocês a caminho de Angra dos Reis...rs (desculpem, não resisti)


2º Dia - Isso aqui é a Ponta de Joatinga - a temida!

2º Dia - Ritinha - tá bem né???

2º Dia - Ilha Grande, Ilha da Gipóia e ao fundo, bem ao fundo Angra dos Reis.

2º Dia - marcação de entrada para Angra dos Reis

2º Dia - Shopping da Marina Piratas em Angra. Nosso Imediato é ótimo. Só conhece lugares assim. Para quem será que ele trabalhou antes????

2º Dia - Já que estávamos aqui, vamos às compras...
2º Dia - Isso aqui se chama Saco do Céu em Ilha Grande. Nós pernoitamos aqui.

2º Dia - Esse é o restaurante em que almoçamos neste dia. Chama-se Coqueiro Verde.

2º Dia - Saco do Céu.

2º Dia - Peixe Agulhão. Isso tem em tudo que é lugar.

2º Dia - Visão interna da Odyssey a noite no Saco do Céu

Por hoje é só. Vou aproveitar o final da tarde e apreciar o pôr do sol em Ilhabela.

Boa navegação à todos!

Capitão Gutemberg
Comandante da Embarcação