







Imagem 09: Cidade de Angra dos Reis. Especificamente a Marina Piratas. Reabastecemos ai.
Imagem 10: Saco do Céu na Ilha Grande. Passamos nossa segunda noite ai. Lugar maravilhoso. Não deve ser preterido em seus passeios. Em noites claras, as estrelas refletem nas águas tranquilas do Saco, dando seu nome.

Imagem 11: Ilha da Cotia. Dormimos três noites ai. Um paraíso. Não há insetos, a água é parada e quente, critalina, abrigada, perto de um monte de opções. Gostamos demais desse lugar. Realizei um sonho indo até ai.

Imagem 12: Cidade de Paraty. Águas de grandes navegadores. Outro sonho realizado ao ir até lá navegando. Chegamos navegando, ancoramos e desembarcamos para compras na cidade Velha. Lindo. Estão restaurando diversos casarões e estão ficando lindos. Ali sempre se vê navegadores de outros países em passagem. Dessa vez havia um veleiro espanhol, outro frances e um barco de Campinas...rs.

Imagem 13: Saco do Mamanguá em Paraty, pertinho da Ilha da Cotia. Considerado o fiorde brasileiro, graças a seu aspecto de um grade canal encravado entre montanhas, como os famosos fiordes noruegueses. Possue 8 Km de extensão por quase 2 Km de largura. Possue muitas pedras e sua profundidade varia bastante, principalmente na parte final. Veja o local onde demos a volta. Ali a profundidade era de 2,10 m. Outro sonho realizado. Vale a pena conhecer. Lindo! mas fique atento ao GPS e a sonda...

Imagem 15: Esse é o Saco do Eustáquio. Última noite de nosso cruzeiro foi aqui. Lindo, mas prepare-se. É a maior concentração de borrachudos por metro quadrado do planeta. Arrego!!! Fomos recepcionados e despedidos por uma comissão enorme deles. Muito bonito, mas não é qualquer repelente que resolve. Sabemos que Ilhabela é conhecida por seus borrachudos, mas na parte do Canal está milhares de vezes melhor do que anos atrás. Em compensação aí... parte do problema está na sujeira que se acumula. Precisam construir um incinerador para queimar os lixos eliminando criadoros.
Imagem 16: De noite é assim. Só com o radar. Aqui estamos no Saco das Palmas, em Ilha Anchieta. A noite no mar é fascinante e demonstra a loucura ou valentia dos primeiros navegantes. Absoluta escuridão. Você perde completamente as referências, inclusive do mar. Só mesmo com o GPS, para te mostrar por onde está navegando e o radar para evitar encontros indesejados.Mas que é apaixonante, isso é... até mais e,
Boa navegação à todos!
Capitão Gutemberg
Comandante da Embarcação
Alex na Ilha do Catimbau.
O Imediato nos conduzindo com segurança pelas águas de Angra. Sempre atento.
Aqui ele está de olho no Capitão!
No Saco do Céu, conversando um pouco e esperando a hora do merecido desconto.
Na Marina Piratas, para reabastecimento de gêneros e combustível.
3º Dia – Região de Paraty. Uma das inúmeras ilhas exitentes.
3º Dia – Angra é como a sereia das lendas. Linda, mas fatal. Muito tiveram a infelicidade de naufragar em suas águas, já em nossos tempos, no tempo dos GPS, Radares, ecobatímetros e cartas atualizadíssimas, mas infelizmente ainda alguns sofreram pela sua imprudência. Como pode ser visto na foto, sinalização não falta.
3º Dia - Um dos inúmeos parcéis que Angra separa para o incautos.
3º Dia - mas é lindo... pôr do sol em Angra.
4º Dia - Visão panorâmica de Paraty-mirim, com visão da igreja histórica que lá existe.
4º Dia - A Rita flutuando nas águas da Ilha da Cotia. A tempertura da água é sempre agradável o que nos permitiu nadar até bem tarde.
4º Dia - A prainha da ilha da Cotia.
4º Dia - Um presente do Imediato Alex.
4º Dia - A Odyssey nas águas da Ilha da Cotia. Ante-sala do paraíso.
1º Dia - Montão de Trigo, a caminho de Ilhabela, que aparece ao fundo.


1º Dia - a noite no Saco das Palmas - Ilha Anchieta - Mesmo a noite ou com apagão, ainda somos uma Nação - A Melhor deTodas - Brasil!!!!
2º Dia - Parque Estadual da Ilha Anchieta
2º Dia - ontem a noite desembarcamos na Ilha e quase morremos de susto com essa família de capivaras que ficam pastando em frente ao prédio do Parque.
2º Dia - acabamos de abastecer no Saco da Ribeira
2º Dia - Pensando em vocês a caminho de Angra dos Reis...rs (desculpem, não resisti)
2º Dia - Ritinha - tá bem né???
2º Dia - marcação de entrada para Angra dos Reis
2º Dia - Shopping da Marina Piratas em Angra. Nosso Imediato é ótimo. Só conhece lugares assim. Para quem será que ele trabalhou antes????
2º Dia - Já que estávamos aqui, vamos às compras...
2º Dia - Isso aqui se chama Saco do Céu em Ilha Grande. Nós pernoitamos aqui.
2º Dia - Esse é o restaurante em que almoçamos neste dia. Chama-se Coqueiro Verde.
2º Dia - Saco do Céu.
2º Dia - Peixe Agulhão. Isso tem em tudo que é lugar.