segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Aulas para Capitão Amador

Diário de Bordo em 22 de fevereiro de 2010



Hoje receberei o Professor Fábio Reis e uma turma de Mestres que estão estudando para a prova de Capitão aqui em meu escrcitório.



Decidi ceder o espaçom para o querido professor por algumas razões, eis:



1. O professor é um defensor das coisas do mar;



2. É capacitado par o que se propõe;



3. Teremos a oportunidade de ouvirmos e falarmos mais sobre os assuntos ligado à marinharia;



4. Teremos a oportunidade de estudarmos novamente matérias de grande interesse à segurança da navegação e aos nossos planos futuros de navegarmos por mares distantes;



5. e por que, finalmente, é bom termos esse contato com um assunto que muito nos agrada e que nos faz bem.



Já ouve uma primeira aula, sobre radar, e foi bastante interessante, e alguns pontos que foram focados nos mostram a importância desse instrumento eletrônico, como por exemplo a velocidade de transmissão do feixe de ondas que faz em 1 micro segundo de transmissão e cujo feixe chega, nesse pequeníssimo espaço de tempo, a aatingir um comprimento de 300 metros!!!!



Os outros 99 micro segundos o radar fica recebendo de volta o sinal.



Cabe lembrar que a onda de radar possui a velocidade da luz...300.000 Km/segundo. Tudo isso é muito interessante e ainda mais entendermos como usarmos de forma adequada em nossas navegações.

As aulas continuam todas as segundas-feiras na Origem e tem sido muito interessante e proveitoso poder relembrar pequenos conceitos sobre as matérias de Capitão.

Até mais e...




Boa navegação à todos!

Capitão Gutemberg
Comandante da Embarcação