sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Mini cruzeiro

Diário de Bordo, 15 de dezembro de 2008


Apesar do dia não nos inspirar muita confiança, e já com o pacote pago, fomos (Rita, Felipe, Gutinho, João Pedro, Caio e eu) fazer um cruzeiro - na verdade um mini cruzeiro - com saída e chegada em Santos/SP, indo até Búzios/RJ. Saímos numa quinta-feira, dia 11 de dezembro e retornamos no domingo dia 14, pela manhã.

É fantástico! Melhor retorno de investimento em férias são, a partir de agora, em minha opinião, os cruzeiros. Para passear...

Dizer que gosto de navegar me parece desnecessário, é só dar uma olhada onde vcs estão lendo isso. É surpreendente o conforto que essas embarcações conseguem dispor aos seus passageiros. A gentileza dos tripulantes, o bem-estar de estar fazendo algo inusitado (para mim).

Vou postar algumas fotos abaixo para vcs apreciarem, por que descrever é difícil.

A única frustação que restou foi não conseguir ver o passadiço e nem a casa das máquinas. Afinal queria ter o gosto de ver os instrumentos e comparar com os meus...tô brincando!

Como passeio é insuperável, em minha modesta opinião, agora...não é como navegar. Eu falo de navegar, mesmo.

Quando Camões falou que "navegar é preciso", o sentido da frase está no aspecto de precisão. Navegar exige mesmo muita precisão.

Passear de barco já é muito bom. Pilotar uma embarcação é ainda mais gratificante, mas saber para onde se está indo e por onde se está indo é incrível.

Minha maior curiosidade (creio que todos que fazem o curso de Mestre) era ver se conseguiria colocar em prática tudo que o Fábio Reis havia ensinado. Plotar localização na carta náutica, pelas coordenadas dada pelo GPS ou pela observação de pontos notáveis em contraste com a carta, conferir ou confirmar com as marcas de profundidade, etc. Isso dá o sabor de navegar, ainda que timidamente pelas costas de São Paulo. Ainda que pequenas navegações para praticar e treinar...

Quando você determina uma derrota e consegue tirá-la da carta e levá-la ao leme é muito legal. Vc fica orgulhoso de si mesmo por não ter que navegar - ou se limitar - apenas pelo reconhecimento dos pontos notáveis.

O GPS já é um baita de um Imediato. Ele sozinho te garante um percentual de segurança incrível em qualquer navegação, mas a carta náutica, ah a carta náutica... Convido vocês a plotarem uma posição apenas por treino em seu próximo passeio. Pegue a carta e enquanto o barco desliza por esse imenso oceano que Deus nos deu, veja a lat e long do GPS e lance-as na carta. Vc vai se achar o próprio Diogo Cão.

O problema é que vc vai começar a comprar todas as cartas que encontrar, por que além de úteis, elas são lindas e transpiram aos que vêem, uma aura de conhecimento profundo sobre o mar, e vai começar a marcar tudo quanto é ponto nelas, em seus passeios, afinal...navegar é preciso!


Vejam as fotos...


Essa foto nos mostra na noite do Capitão, onde acontece um coquetel e é feita a apresentação de todos os oficiais do navio.


Esta foto nos dá uma visão da popa da embarcação, ainda no Porto de Santos.


Três marujos fanfarrões embarcando...

Um crocker anão no cassino...

Uma paradinho em um dos bares do navio para um drink...salute!


Boa navegação à todos!

Capitão Amador Gutemberg
Comandante da embarcação Rei dos Reis